terça-feira, setembro 27, 2011

O Sonho


Era de noite, e os índios reuniram-se na praça central de uma aldeia Tupinambá: estavam todos preocupados com um sonho que o Pajé tivera durante sua sesta. Segundo ele, das águas do Grande Rio  sairiam homens que iriam mudar para sempre o destino de sua terra...
No dia seguinte, quando Guaraci, o Deus-Sol, estava apenas despertando, todos começaram a realizar suas atividades corriqueiras: mulheres colhiam frutas, homens preparavam suas flechas para a caçada matinal, crianças espantavam os pássaros que estavam de olho nas sementes da colheita. Algumas, porém, brincavam no Grande Rio e não sabiam do estranho sonho do Pajé.
Cecy, filha do cacique, era uma delas. Havia se distanciado do grupo ao colher belas conchas para confeccionar colares, seu passatempo predileto. Lá estava ela, sentada na areia, quando viu, bem ao longe, uma canoa. Uma canoa bem maior e de um formato bem diferente das canoas de sua aldeia. Seria mesmo uma canoa?
Corajosa, a indiazinha permaneceu imóvel, observando o estranho objeto que se aproximava da praia. Ele ia chegando cada vez mais perto e parecia ficar cada vez maior... até que parou. Dele saiu uma canoa, dessa vez bem parecida com as que Cecy já estava acostumada a ver; e o quão surpresa se sentiu quando nela identificou cinco homens, que a observavam ao longe!
A curiosidade era bem maior que o medo. A canoa aproximava-se, e a indiazinha esforçava-se para investigar os mínimos detalhes possíveis sobre esses cinco indivíduos. Estes pareciam tão surpresos quanto ela, e vestiam trajes sóbrios e de panos quentes. Devem estar morrendo de calor, pensou Cecy. Mas o que mais chamou sua atenção foi o tom de pele daqueles homens: eles tinham uma palidez nunca antes vista, e havia muitas manchas de sol em suas faces.
Quando desembarcaram, ficaram alguns minutos em silêncio, Cecy fitando os homens, os homens fitando Cecy. Até que um deles começou a falar para os outros em uma língua que ela não entendia. Soltaram um grito de bravura e seguiram mata adentro. O que parecia mais medroso fez um estranho gesto antes de seguir: tocou sua testa, depois seu peito, seus dois ombros e finalmente beijou seus dedos. Após isso, juntou-se aos outros quatro e desapareceu. O que significaria aquilo?
Ao perdê-los de vista, a indiazinha voltou a olhar para o Grande Rio à sua frente; mas, para sua surpresa, a estranha canoa não estava mais lá. Será que ela havia abandonado aqueles homens? Será que ela apenas foi atracar em algum porto seguro?
Será que foi tudo um sonho?

Escrito por Luísa Cruz

domingo, setembro 25, 2011

Are U Ready to Rock??

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Conta com shows nacionais e internacionais em uma grande estrutura para proporcionar ao público o melhor que a música pode oferecer. Apesar do nome, o Rock in Rio já foi realizado em Portugal e Espanha, e em 2011 está de volta aos palcos da Cidade Maravilhosa.

Estrutura Rio de Janeiro:


Entre os shows nacionais, estão as bandas Glória, Capital Inicial, Nx Zero, Claudia Leitte, Angra.
As principais atrações internacionais serão Katy Perry, Rihanna, Elton John, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Motorhead e Slipknot.

Fotos de shows que já ocorreram até o início desse post:

                    Capital Inicial
 Red Hot Chilli Peppers


Nx Zero

Rihanna

Eu particularmente gostei da maioria dos artistas que se apresentaram nesta edição de 2011. Esta edição valorizou o melhor do rock brasileiro, e com certeza aos fãs do verdadeiro rock internacional, como Red Hot, Metallica, Slipknot e Motorhead.
A estrutura também está excelente, preparada para grandes shows e um público enoorme para um grande evento. O único problema é a falta de segurança, aode já foram noticiados roubos, multas de trânsito, filas grandes e agressões.  Este é um problema que infelizmente ainda assusta a maioria dos brasileiros, e temos que melhorá-lo até a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. A Globo está transmitindo ao vivo os shows que aconteçem no Rock in Rio, e vale a pena assistir, quem , assim como eu, ficou em casa. :D

O Rock in Rio também conta com projetos sociais, o que eu achei ótimo!
Elas serão recomendadas no blog Green Parque, novidades por lá!
Beijos.
Fonte: G1
Postado por Victoria Lemos



Tudo Aconteçeu Naquela Mesma Véspera de Natal....


O conto de Josué Montello, “Numa véspera de natal”, tem como personagens Madalena e Jorge. O conto se passa na véspera de Natal, todo começou em um casamento quando Madalena, uma senhora de quase sessenta anos avista seu ex-marido e sua grande paixão, os dois se encontram. O que eles não sabem é que depois de trinta e dois anos os dois ainda se amam, e no final eles descobrem.
Como todos os outros contos existentes, “Numa Véspera de Natal” contem um conflito, quando eles se encontram na rua e Jorge oferece carona para Madalena, e o clímax, quando Jorge descobre que ela ainda o esperava após trinta e dois anos.
A história inicia-se em um casamento, na véspera de Natal, depois Madalena se dirige ao ponto de ônibus, quando é surpreendida por Jorge em seu carro, depois eles se dirigem para o apartamento de Madalena, que era o mesmo de quando ainda eram casados, toda essa “troca de cenários” se passa em aproximadamente umas quatro horas, das 15h. às 20h.
Madalena é uma senhora com aproximadamente sessenta anos. Tem olhos azuis, é pequena, queixinho dividido ao meio, rechonchuda e simples. Jorge é um senhor de sessenta e oito anos, usa bengala, tem os cabelos grisalhos e usava bigodes, era um ótimo jogador de esgrima.
O conto é contado na 3ª pessoa, ou seja, tem a presença de um narrador-observador. Ele (o conto) usou a forma culta da língua algumas vezes, pois houve o predomínio na variação linguística informal e tem como tempo verbal predominante o pretérito.
Trabalho:

Trazemos seu amor em 32 anos!
                                             
Depoimento:
“Depois que meu marido me deixou, entrei em uma profunda depressão, não sabia o que fazer, tentei de tudo, confesso que quando fiz a simpatia de não mexer nos móveis da casa, de deixar os chinelos do amado ao lado da cama e esperar até a véspera de natal, não acreditava, mas fiz exatamente o que foi pedido. Nunca perdi as esperanças e após 32 anos meu Jorge voltou para mim!”  ( Madalena, 60 e poucos anos).               

Marque um horário conosco! Estamos te esperando para reatar seus laços amorosos!
(61) 3346-8559 ou amoreseafins@hotmail.com




(INFORMAÇÕES FICTÍCIAS!)

Publicado por Victoria Lemos.
Colaborações: Tainá Arêdes, Marcela Cruz, Luiza Lopes.

Um Brasil de Cores e Raças


      O Brasil foi um país colonizado por europeus, em sua maioria portugueses. Quando os portugueses chegaram aqui, existiam entre 3 a 5 milhões de índios no então descoberto Brasil. Conflitos com os homens brancos e doenças desconhecidas pelos índios até a chegada dos portugueses fizeram com que a população indígena quase desaparecesse.
      A visão do europeu em relação às tribos indígenas era egoísta. Os portugueses se achavam superiores e, portanto, deveriam dominá-los e escravizá-los. Dentro dessa visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo trazendo jesuítas de Portugal e fazê-los seguirem seus costumes europeus. Com isso, os índios foram perdendo sua identidade.
      Interessados nas terras, os portugueses usavam de violência contra os índios. Chegavam a matar os nativos. Esse comportamento violento foi extendido por séculos, resultando no pequeno número de índios que temos hoje: cerca de 400 mil.
      Mesmo assim, os portugueses trouxeram brinquedos variados aos indígenas, roupas e religião aos nativos brasileiros, ajudando a formar a cultura dos povos mestiços que compõem o nosso Brasil. Foi uma relação muito violenta, mas nem tudo foi perdido.



Escrito por Victoria Lemos.

sábado, setembro 24, 2011

A chegada dos portugueses


O sol raiava no horizonte; o dia nascia. Não se sabia quantas horas eram, nem se sabia o que eram as horas. Não era preciso cronometrar o tempo; saber que ele passava era o suficiente...
O dia era formoso. Nem uma nuvem no céu; só azul se refletia nas águas do oceano. As ondas tranquilas iam e vinham conforme a maré. Seu movimento uniforme interrompido somente quando arrebentavam na praia logo debaixo do penhasco. Poucos subiam no penhasco. Então, a selva aqui era mais densa; mas melhor assim. Aqui, as árvores eram mais carregadas, os animais eram mais gordos, a floresta era mais verde, era mais viva.

Das alturas eu contemplava a beleza da natureza ao redor. O nascer do sol era lindo e calmante. Entretanto, sentia emoção ao ver aquele breve momento em que o astro e as águas se separam no horizonte.  Sentia algo eletrizante ao enxergar aquela fina e delicada, porém majestosa, luz, mais branca que os demais raios de sol, que define por um instante a linha que separa o sol do oceano, o céu da terra.

Que fascinação em observar o limite do mundo. O limite que aparenta nos separar de algo desconhecido. Que sedutor contemplar algo a mais do que vejo. Sedutor e aterrorizante também, como um sonho. Sonhar é algo desejável que traz prazer, mas quantas vezes já temi o que os meus sonhos me mostraram?

De repente, vejo uma forma estranha atravessar a luz. Não é miragem. Apesar de distante, é grande demais para ser ilusão. Aparenta ser rígido e pesado, de tal maneira que me surpreende ao não afundar. Como uma flecha é veloz. Como se carregada pelo vento corta um caminho pelas ondas. Observo algo jamais visto lutando contra a natureza. As águas tentam carregar a flecha para o mar aberto, até as ondas inevitavelmente dividirem-se, deixando-a passar e formando um rastro de espuma do mar atrás dela. Movimentos graciosos e potentes levam a flecha para mais perto da praia. A flecha se impõe debaixo do céu azul e eu me pergunto de onde surgiu tão esplêndida forma.

Será uma criatura marinha jamais vista antes que vem do outro lado da luz? A criatura se aproxima mais e agora parece que está revestida por um casco de madeira. Que criatura estranha. Agora ela já está perto da costa, passando por debaixo do penhasco em direção à praia. Consigo enxergar algo em cima do casco. Espanto-me ao ver seres tão parecidos a mim. Sim, muito familiares; todavia, muito diferentes também. Não vejo bem suas feições, só enxergo semelhanças mesmo longe de onde estou. Os seres estão cobertos de couros como se tivessem algo a esconder. Vejo vários puxando umas cordas longas pertencentes à criatura. Estarão esses seres domando esta criatura marinha?

A flecha para algumas dezenas de metros da praia. Meus companheiros da tribo já estão lá confusos, assustados, intimidados e, além disso, estão completamente mesmerizados por essas criaturas tão estranhas. Quero me unir aos meus companheiros e conhecer os seres, mas algum instinto me impede.

Aqui estou seguro. Todavia, minha curiosidade não me deixa em paz. Estou fixado em um ponto do penhasco sem conseguir me decidir. Algo novo, algo diferente está acontecendo. Bom ou ruim não sei, nem quero pensar sobre isso, só quero observar. Simplesmente não consigo deixar de adorar os fascinantes seres que cativaram meu olhar.

                                                                       
...Afinal, só porque não se marcam as horas não quer dizer que o tempo não passa. Não quer dizer que os tempos não mudam.      
Escrito por: Mariana Amaral

sábado, setembro 17, 2011

Resenha: "Viúvas, Enfermos e Encarcerados"

Orígenes Lessa, autor do conto
O conto "Viúvas, enfermos e encarcerados", escrito por Origenes Lessa (1903-1986, imortal da Academia Brasileira de Letras), trata da relação entre o filho (o próprio autor) e seu pai, Vicente, um pastor protestante que ajuda os necessitados em uma cidade do estado de São Paulo.
O narrador conta a história na 1ª pessoa do singular utilizando a linguagem padrão no pretérito.
O conflito da obra é evidenciado desde o começo, notando-se que o narrador (o filho) é frustrado com a profissão do pai, já que ele o descreve com um tom irônico. O conto, por não ter um enredo cativante nem bem definido faz com que não tenha um clímax perceptível. A leitura em si, por não ser envolvente, tende a entediar o leitor.
Feito por Alexandra, Mariana , Luísa, Júlia e Mariane 
Postado por Luísa Cruz

O melhor do conto brasileiro: Viúvas, enfermos e encarcerados

sexta-feira, setembro 09, 2011

A Relação Conturbada de 2 Grandes Nomes da Psicanálise


Imperdível!! Quem gosta de psicologia deve ver esse filme! Quem como eu também adora os atores Keira Knightley,a Elisabeth de "Orgulho e Preconceito" (melhor filme de romance da história) , Michael Fassbender,( um dos braços direitos de Leônidas de "300")  Viggo Mortensen , o Aragorn da melhor trilogia de todos os tempos "O Senhor dos Anéis" e Vicent Cassel, de "Black Swan", também!


Sinopse:

O filme conta a história real do rompimento das relações entre Sigmund Freud e Carl Jung, os dois maiores nomes da psicanálise clássica.

Seduzido pelo desafio de um caso impossível, o determinado Dr. Jung decide tratar da perturbada, porém bela, Sabina Spielrein. Usando o método do seu mestre, o renomado Freud, Jung acaba se envolvendo com Sabina, e quando Freud também cai aos encantos de Sabina, a relação dos dois pode sofrer um abalo definitivo.



Comentário e opinião:

A história tem um ótimo elenco de atores, mas eu realmente não gostei do figurino. Acho que o diretor David Cronenberg deveria explorar um pouco mais da beleza de Fassbender e Mortensen, pois ele explorou mais o lado profissional e pessoal que Sigmund Freud e Carl Jung possuíam que o lado físico deles. Mesmo assim eu adorei o cenário, é belo e ao mesmo tempo realístico para a época.


E você, o que achou? Deixe o seu comentário!


Fonte: Veredas Caminho Poético
Victoria Lemos.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Os Baianos se Divertem até Mesmo no Ônibus!

Gente, aproveitando a onda de posts meus, vim aqui postar um video muuito engraçado que eu vi no YouTube agorinha mesmo:

Não, isso não é montanha russa, isso é um ônibus! É o pessoal de Salvador(BA) aproveitando sua viagem ^^ .
Já imaginou ir assim todos os dias para o trabalho/escola? O stress no trânsito seria reduzido em 30%!



Victoria Lemos

7 de Setembro!



Quem está lendo este blog mas que não mora no Brasil e conheçe pouco a respeito deve estar se perguntando, mas o que essa data no título e o que esta bandeira estão fazendo aí? Aí vai uma explicação:

Oficialmente em todo  o território brasileiro esta é uma data aonde se é comemorada a Independência do Brasil sobre sua metrópole, Portugal. Foi nessa data que ocorreu o famoso "Grito do Ipiranga", aonde o Principe- regente D. Pedro de Alcântara gritou : INDEPENDÊNCIA OU MORTE! , em 1822.

Em 2011 o Brasil comemora 189 anos de independência. Veja fotos de como o Brasil comemorou essa data:

Cães participam de desfile de 7 de Setembro na Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro
Bruna Prado/AE


Helicóptero do Exército Brasileiro participa do desfila em Belo Horizonte nesta quarta-feira (7)
Pedro Triginelli/G1

Soldados desfilaram com bandeiras de todos os estados brasileiros em Curitiba, nesta quarta-feira (7)
Ariane Ducati/G1

Desfile de 7 de setembro no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Kléber Tomaz/G1

Militares da Marinha fazem o desfile marítimo na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Jadson Marques/AE

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça vai encerrar o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.
Rafael Monaco/ Tv Globo

A presidente Dilma Rousseff desfila em carro aberto durante as comemorações pelo Dia da Independência, em Brasília. (Foto: José Cruz/ABr)


Fonte: G1

Postado por Victoria Lemos

O Início do Fim de um Casamento?


Dia 22 de agosto estreou na televisão fechada a nova série do canal ABC, aonde no Brasil está sendo exibida pela Sony.

Alex( Elisha Cuthbert) e Dave (Zachary Knighton) estavam prontos para a união matrimonial de suas vidas quando Alex desiste do casamento em pleno altar. Agora, eles terão que se virar para manterem as amizades com seus amigos em comum sem se envolverem um com o outro. A série é engraçada e se pareçe com Friends, mas para quem tem uma visão mais ampla, perceberá que todos tem sentimentos de mágoa mas aprenderão a conviver com suas diferenças, de forma pacífica ... ou não.... ;D

A série vai ao ar de segunda a sexta, as 19h30, no Sony.


Novidades no blog Green Parque.com , vale a pena conferir !

Postado por Victoria Lemos