domingo, setembro 25, 2011
Um Brasil de Cores e Raças
O Brasil foi um país colonizado por europeus, em sua maioria portugueses. Quando os portugueses chegaram aqui, existiam entre 3 a 5 milhões de índios no então descoberto Brasil. Conflitos com os homens brancos e doenças desconhecidas pelos índios até a chegada dos portugueses fizeram com que a população indígena quase desaparecesse.
A visão do europeu em relação às tribos indígenas era egoísta. Os portugueses se achavam superiores e, portanto, deveriam dominá-los e escravizá-los. Dentro dessa visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo trazendo jesuítas de Portugal e fazê-los seguirem seus costumes europeus. Com isso, os índios foram perdendo sua identidade.
Interessados nas terras, os portugueses usavam de violência contra os índios. Chegavam a matar os nativos. Esse comportamento violento foi extendido por séculos, resultando no pequeno número de índios que temos hoje: cerca de 400 mil.
Mesmo assim, os portugueses trouxeram brinquedos variados aos indígenas, roupas e religião aos nativos brasileiros, ajudando a formar a cultura dos povos mestiços que compõem o nosso Brasil. Foi uma relação muito violenta, mas nem tudo foi perdido.
Escrito por Victoria Lemos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário