Aqui em Brasília quando se referem a "faculdade federal" querem dizer UnB. Não costumam nos dar outra alternativa. Nossos estudos são voltados para o PAS e vestibulares da UnB, os critérios de correção das provas são mais rígidos do que os de outros estados. Não somos completamente preparados para outras universidades, não temos o real conhecimento de outras opções.
Além de tudo isso, as pessoas com mais de 20 anos parecem esquecer de que somos adolescentes. Jovens de 14 a 18 anos que estão sofrendo constantes mudanças, dia-a-dia. Brigas em casa são frequentes, estamos "montando" nossa personalidade e começamos a criar ideais, nos sentimos 'presos', pressionados e incompreendidos. Nosso corpo começa a mudar drasticamente, pelos em lugares estranhos, espinhas, crescimento acelerado, mudança na tonalidade de nossas vozes, fome incontrolável, coisas que não são nada fáceis de lidar. Sem falar nos problemas sociais, que são as coisas mais importantes em nosso 'mundo', como se vestir, como se comportar, como lidar com o bullying e até quanto pesar.
Será que os "adultos" já se esqueceram do que é ser adolescente? Ou a última geração foi tão reprimida por causa da ditadura que não tiveram a oportunidade de "serem adolescentes" e agora nos pressionam mais e aumentam o nível de dificuldade das matérias por nos acharem muito "moles"? Ou talvez nós somos os errados e "não sabemos de nada"? O certo é: nunca teremos uma resposta definitiva, afinal, não há como termos um "juiz" imparcial.
Por Alexandra Furtado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário