sexta-feira, agosto 05, 2011

O legado de Maomé

A civilização islâmica está entre as mais antigas e importantes, com um vasto número de fiéis que continuam aumentando. Tem-se espalhando pelo planeta e exerce influência significativa no mundo contemporâneo.


O Islã teve origem no Oriente Médio no século VII d.C. Essa nova religião uniu os povos árabes que passaram a conquistar o continente tendo, entre outros interesses, a divulgação da Palavra do profeta Maomé. Ao contrário de certas civilizações, os muçulmanos não reprimiam as diversas culturas dos povos conquistados. Eles eram tolerantes e se enriqueceram ao incorporar e adaptar determinados elementos das culturas estrangeiras.     

A arte islâmica foi fruto da fusão e reelaboração de um “caldeirão” de culturas. Os artistas, tendo a arte como forma principal de exaltar, expressar, exercer e recordar sua religião, não poupavam gastos no intuito de unir beleza e praticidade, padrões abstratos e estilizações. No Islã Deus é único, mas sua criação é múltipla. Tal multiplicidade se reflete nos arabescos, nas composições geométricas e na miríade de formas. A precisão e a matemática são grandes aliados da arte islâmica, que se destaca, sobretudo, por seus exuberantes e trabalhados tapetes Persas (imagem 1, 2), instrumentos de medição (imagem 3) e caligrafia (imagem 4, 5).

12


3



4


De 26 de abril a 03 de julho, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) exibiu uma impactante mostra sobre o Islã, revelando sua riqueza e beleza, simbolismo e perfeição. Uma civilização que demonstra que todos têm algo a oferecer e ensinar. Eis a importância de cultivar uma mente aberta e uma visão abrangente do mundo para que possamos crescer e melhorar a cada dia. 

Postado por Mariana Amaral



Nenhum comentário:

Postar um comentário