quarta-feira, novembro 09, 2011

Não vou me adaptar! Eles precisam se adaptrar!!



A música "Não vou me adaptar", dos Titãs, trata das repentinas mudanças que o jovem enfrenta na adolescência. Nesse momento de transição da infância à maior idade, o adolescente encontra-se em uma situação bastante confusa, inquietante e atrapalhada por desenvolver um corpo, interesses e desejos completamente novos. A adolescência é desconhecida e traiçoeira; é quando o jovem, pela primeira vez, vai descobrir quem ele realmente é e a que lugar pertence na sociedade. Como se isso não fosse suficientemente desconcertante, de uma forma geral, os adultos não sabem lidar com essa fase e o pressionam ainda mais.

Alguns passam a ser muito autoritários e controladores com o jovem e não se conformam com sua mudança de comportamento. Outros são muito exigentes e demandam uma maturidade e responsabilidade dele que grande parte ainda não possui. Além disso, as instituições também esperam, cada vez mais cedo, que o jovem já tenha determinado e planejado o seu futuro profissional. Esse período tão importante de auto-descobrimento está sendo reduzido!

Por volta dos 18 anos, um adolescente prestará vestibular para investir no êxito de seu futuro. E agora, ademais, há o PAS, que já começa no primeiro ano do ensino médio. O fato do jovem estar constantemente sofrendo avaliações diversas, o leva a um estado de angústia em que ele não pode errar. Ora, é esta a fase própria de se correr riscos e cometer erros a fim de que assim aprenda com eles.

O adolescente não é adulto, mas tampouco é criança. Precisa de seu espaço, de oportunidades para crescer. Entretanto, não está preparado para enfrentar o mundo sozinho - precisa de apoio, conselho e limites. Não é fácil para os pais, não é fácil para a escola, mas também não é fácil para o adolescente. Como todos, ele necessita ser melhor compreendido.

Escrito por Mariana Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário