quinta-feira, novembro 10, 2011

Se eu fosse teu patrão...

"Se eu fosse teu patrão" é uma música do disco Ópera do Malandro de Chico Buarque. O disco foi lançado em 1979, trazendo músicas do musical de mesmo nome, feito por Chico Buarque também. No ano de 1986, o filme Ópera do Malandro estreou, baseado no musical.


Ópera do Malandro - O Filme

Durante a década de 1970, período em que o Brasil vivia sob o regime militar, o compositor Chico Buarque compunha peças que serviram como instrumentos de contestação política e social. A “Ópera do Malandro” retrata o Rio de Janeiro do fim do Estado Novo - o fim de uma era e o início de outra: a malandragem genuína passa  a ser “malandragem federal”. É a decadência da Lapa e o princípio da industrialização do país, que se despedia de vários aspectos tradicionais da própria cultura para dar espaço à cultura americana.


A peça traz em sua essência um conjunto de questionamentos (nota-se o desejo latente de ascensão à alta sociedade por parte da classe baixa; faz-se referência constante à idolatria que o povo tinha, na época, pela figura do presidente Getúlio Vargas; as relações de trabalho são discutidas, evidenciando-se uma crítica ao sistema capitalista...). As músicas, inclusive, carregam críticas aos diversos setores da sociedade. “Se eu fosse teu patrão” se refere às relações de exploração impostas a subalternos no capitalismo.

Fontes: 

Postado por Mariana Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário